sábado, 9 de agosto de 2008

Ossétia do Sul em guerra

O governo georgiano declarou, este sábado, o estado de guerra devido á escalada de violência registada na região da Ossétia do Sul, principalmente na capital Tskhinvali, que conta já com dois mil mortos.

A tensão entre estes dois países fez-se notar ainda mais desde quarta feira, dia em que o exército georgiano lançou o cerco à Ossétia do Sul. O presidente Russo, Demitri Medvedev, replicou enviando os seus soldados.


A principal questão do conflito prende-se, com a integridade do território georgiano e a independência da Ossétia do Sul. A situação entre estes dois países é complicada: depois de um acordo de paz selado em 1992 entre os países em questão, as tropas georgianas nunca saíram do território da Ossétia. Como mediador de todos estes conflitos encontra-se a Federação Russa. A tensão tornou-se mais evidente depois de em 2004 Mikhail Saakashvili se tornar no presidente da Geórgia: querendo-se aproximar dos Estados Unidos, Saakashvili tem como objectivo unir o país e torná-lo pró ocidental. O território da Ossétia fica situado num importante ponto de passagem de petróleo e gás natural para a Russia.


O presindente georgiano pediu para que a comunidade internacional intervisse o mais rápidamente possível.

Nenhum comentário: