domingo, 2 de março de 2008

Medvedev vence eleições na Rússia


Os russos elegeram hoje Dmitri Medvedev como novo Presidente do país com 69,6 por cento dos votos, logo à primeira volta. O candidato apoiado por Vladimir Putin, homem que agora deixa o cargo, obteve maioria absoluta, tal como se esperava.

O candidato Comunista, Guennadi Ziuganov, deverá conquistar 17,2 por cento dos votos, o candidato do Partido Liberal Democrático, Vladimir Jirinovski, terá 11,4 por cento e Andrei Bogdanov, candidato do Partido Democrático, arrecadará 1,8 por cento (estes resultados ainda não se sabem ao certo).

No entanto, as eleições ficam marcadas pelas 200 infracções identificadas pelos observadores internacionais. Por conseguinte, o movimento Outra Rússia, programou para amanhã uma marcha. como forma de mostrar o seu desagrado, pelas consecutivas fraudes feitas nas eleições russas. Este movimento irá estar em várias cidades russas, mesmo que muitas delas, os autarcas não tenham autorizado tal protesto.

O que está a deixar os analistas políticos em suspense é o facto de Vladimir Putin passar a dirigente do governo. Recorde-se que Putin afirmou que o seu candidato favorito, Medvedev, ganhasse então este aceitaria o convite para chefiar a Casa Branca. A forma como Putin e Medvedev vão dividir o poder está a ser permanentemente seguido. Espera-se que Putin faça mudanças no Governo, para que possa ter homens de confiança tanto no executivo como no Kremilin.

Nenhum comentário: